Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tecnologia militar: sabia que muitas coisas utilizadas por você foram criadas para a guerra?

 

O mundo de hoje poderia ser bem diferente se algumas das tecnologias e invenções das guerras mundiais não tivessem surgido. Viagens de avião transcontinentais, radares, energia nuclear, computadores e conquistas espaciais são consequências de batalhas militares que desenvolveram algumas das tecnologias mais importantes do mundo. Quase todos os materiais de nosso cotidiano empregam alguma tecnologia bélica.


A web, por exemplo, apesar de não ter sido criada exclusivamente para alguma guerra, surgiu da vontade dos Estados Unidos obter novamente liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a Guerra Fria. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) criou o IPTO (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações) que ligou vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano. A partir daí, a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) foi a responsável pela invenção da World Wide Web como conhecemos hoje. No entanto, há controvérsias de que a internet tenha surgido para fins militares. Andreu Veà, presidente da Internet Society, afirma que, diferente do que todos dizem, a web foi desenvolvida apenas para que pessoas com acesso à informática pudessem compartilhar informações.


Outras invenções, amplamente usadas por civis até hoje, também merecem destaque pela curiosidade, ainda que não sejam ligadas ao mundo da tecnologia. O leite condensado e o chocolate são exemplos de produtos que ganharam notoriedade após conflitos militares. O principal ingrediente do brigadeiro foi criado para reduzir o volume do leite e contornar o problema de falta de refrigeração durante a Guerra da Secessão. Porém, quando os soldados voltaram pra casa, por volta de 1865, contando às famílias sobre o novo tipo de leite que tinham consumido, o inventor Gail Borden teve que iniciar uma produção em massa da novidade para atender as demandas.


Já o chocolate, mais especificamente o confete M&Ms, surgiu na Guerra Civil Espanhola. As tropas comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura e açucarada para impedir que o calor derretesse o alimento. A guloseima era tão bem recebida que o empresário americano Forrest Mars criou seus confeitos inspirados na ideia original. Em 1941, o produto ganhou ainda mais impulso entre os civis depois que o exército americano passou a incluir os M&Ms na ração dos combatentes da Segunda Guerra Mundial.

 confira o restante em : http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/tecnologia-militar-saiba-o-que-esta-sendo-criado-na-area-da-defesa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário