Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Reporting Services -=Parte 1=-

Pessoal vamos dar início ao estudo de uma importante ferramenta do Microsoft Sql Server, "Reporting Services".
Fonte do estudo:
Livro: "Microsoft SQL Server 2008 Reporting Services"
Autor: Brian Larson,
Editora: EALTA BOOKS.
Segue o link para aqueles que desejarem comprar.

Qual o meu ponto de vista sobre o "Reporting Services"?
-Eu vejo o "RS", como uma ferramenta facilitadora, permitindo a criação de relatórios, o gerenciamento dos usuários que iram receber, qual a forma
de envio dessas consultas e o melhor quase sem programação, permitindo profissionais com pouca experiência criarem seus relatórios.

O que é preciso para usar esta ferramenta ?
-É necessário ter instalado em sua máquina o "Microsoft SQL Server" e o Reporting Services, que faz parte da instalação do SQL.
segue o link para download, versão Evaluation.

e também vamos precisar "SQL Server Business Intelligence Development Studio" e "SQL Server Management Studio ( Para criação do banco de dados )", para criar nossos relatórios, lembrando que também fazem parte da instalação do Microsoft SQL server 2008.

Por que criar um relatório ?
-Para filtrar informações em um banco de dados, trazer de um a mutuado de dados o que realmente interessa para o nosso cliente.

OBS:Pessoal, eu deveria começar ensinando a instalar o Reporting Services, porém meus estudos estão um pouco mais adiante, então vou ficar devendo essa, mas prometo que em breve estarei criando um post sobre isso.

Bom, o assunto é Reporting Services, porém temos a necessidade de ter um banco de dados, então vamos criar juntos um banco de dados bem simples no Microsoft SQL Server 2008.


Parte 1: Criando um banco de dados e suas tabelas

Um rápido panorama do nosso DataBase, vamos criar 2 tabelas e um relacionamento entre as 2. Vamos criar nosso banco de dados, no Management Studio vamos até o campo Object Explorer e na árvore clicamos com o botão direito do mouse em DataBases, New DataBases...
Vai ser exibida a tela de New DataBases, existe um campo chamado DataBase Name, atribua a ele o nome desejado para seu banco de dados, aqui eu vou colocar dBdiadiadeti, e clique em OK.
Pronto já temos nosso banco de dados, agora vamos criar nossas tabelas. Indo novamente no campo Object Explorer e clicando com o botão direito do mouse em DataBases/dBdiadiadeti, selecione a opção New Query, ira abri uma página que permite você escrever códigos SQL.
Obs: na criação de tabelas, eu não vou explicar o código, por que merece um post específico, é um assunto com muitos detalhes.

Vamos escrever o seguinte código para criação da primeira tabela...

CREATE TABLE ASSUNTO(ID_ASSUNTO INT NOT NULL CONSTRAINT PK_ASSUNTO_ID_ASSUNTO PRIMARY KEY (ID_ASSUNTO),
NOME_ASSUNTO VARCHAR(30) NOT NULL,
)
Criando a segunda tabela...

CREATE TABLE DETALHE_ASSUNTO(ID_DETALHE_ASSUNTO INT NOT NULL CONSTRAINT PK_DETALHE_ASSUNTO_ID_DETALHE_ASSUNTO PRIMARY KEY (ID_DETALHE_ASSUNTO),
ID_ASSUNTO INT NOT NULL,
NOME_POST VARCHAR(40) NOT NULL,
DESCRICAO VARCHAR(200) NOT NULL
)

Adicionando o nosso relacionamento entre as tabelas ou uma Constraint Foreign Key...

ALTER TABLE DETALHE_ASSUNTO ADD CONSTRAINT FK_ASSUNTO_DETALHE_ASSUNTO_ID_ASSUNTO FOREIGN KEY (ID_ASSUNTO) REFERENCES ASSUNTO(ID_ASSUNTO)

Pronto, temos nossas tabelas e nosso relacionamento, agora vamos ver como ficou nosso diagrama. Cliando com o botão direito do mouse em DataBases/dBdiadiadeti/DataBase Diagrams e selecionando a opção New Diagrams, como mostra a imagem a seguir ...
Será exibido uma tela chamada Add Table...
Selecione as 2 tabelas e clique em Add e em seguida Close. Veja o resultado...
Continua ....

Vá para parte 2.





Nenhum comentário:

Postar um comentário